terça-feira, 11 de maio de 2010

A diferênça de idade !

Eu não planejei ter filhos com idades tão diferentes, simplesmente a vida foi seguindo o seu rumo. Curti cada momento da Luiza, as descobertas que nos primeiros 5 anos de vida são tão visíveis e precisam de atenção, ela teve toda essa atenção voltada para ela, e a partir daí a própria Lu começou a cobrar um irmão, e interessante que ela falava sempre do irmão. E assim tive a certeza que era hora de ter outro filho. Nos primeiros 2 anos, a Lu não parecia sentir diferença entre ela e o irmão 6 anos mais novo, mas apartir dos 3 anos do Be, aí sim as diferenças ficaram grandes, a Lu querendo mais privacidade, e já cobrando atenção, e o Be o normal de uma criança na sua idade. Hoje a Lu tem 10 e o Be tem 4, vivem entre tapas e beijos, brigam muito, ele porque quer atenção dela e ela porque quer ficar sozinha. Mas está tudo dentro da normalidade, eles nunca se machucaram seriamente, e nem cultivam uma rivalidade, o que eu acho bacana, pois eu não falo com meu irmão há 17 anos, e praticamente vivemos sempre na mesma casa, e o meu irmão é uma pessoa muito difícil, mas os motivos que eu acredito seja a resposta para essa relação tem a ver com a minha religião, mas hoje não abala a minha vida e não faz nenhuma diferença, e convivemos bem dentro do possível. E meus filhos são crianças muito carinhosas, e tanto a Lu quanto o Be assim como brigam demonstram uma afeto muito grande um pelo outro. Mas espero que as brigas diminuam, porque quando eles estão em sintonia é maravilhoso. Sou o tipo da mãe que é completamente avessa a violência, nem como defesa dos meus filhos, e sei que é em casa que nós pais devemos agir, mostrando aos nosso filhos o lado certo, sem violência, a frase " violência gera violência" está corretissima. Até nós pais quando usamos da violência para educar, estamos incentivando a violência, e até o nosso modo de falar, se estamos com raiva e colocamos isso no tom de voz parece transmitir o efeito em nossos filhos. É esse assunto é muito complexo, e será assunto para vários post, já que um dos meus motivos de orgulho é que meus filhos são crianças muito tranquilas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário